top of page

O que é Inovação?



Preciso inovar em minha empresa, mas estou sem recursos!

Gostaria de inovar em minha empresa, mas não sou criativo!

Inovação precisa de tecnologias avançadas, minha empresa é pequena para isso!

Todas essas são afirmações comuns de se ouvir no mundo empresarial, o detalhe é que a inovação pode ser muito mais simples do que imaginamos, assim como surpreender com resultados gerados.

É preciso romper com tantos paradigmas criados em torno de um conceito que acabaram por definir inovação como algo complexo, caro e para poucos. Mas antes de pensar em como fazer devemos entender o que de fato é a INOVAÇÃO. Segundo a terceira edição do Manual de Oslo, documento referência sobre o tema, inovação é:

[...] a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”.

Com esta definição podemos entender, ou traduzir, que pode ser considerado inovação quando relacionada a produto, bem ou serviço, marketing, método organizacional ou processo. É possível também que esta inovação seja dentro da própria empresa, localmente, no país em que está inserida ou no mundo. Além disso, para ser inovação não precisa estar obrigatoriamente relacionada a tecnologia.

Devemos esclarecer também que dentro de cada um desses aspectos se encontram diversas outras possibilidades, a exemplo, modelo de negócio, canais de venda ou relacionamento com clientes, entre outros.

Uma vez que entendemos que inovação não é tão complexa quanto parece, devemos lembrar de outro ponto importantíssimo que separa o que é inovação de invenção. A grande diferença entre as duas está nos resultados gerados, sendo eles econômicos ou financeiros. Por exemplo, Carlos desenvolveu um equipamento que julgou extremamente inovador e que não existe no mercado, mas seus clientes não viram valor, então não houve venda. Consequentemente nenhum resultado foi gerado a partir desta nova ideia, isto se caracteriza como Invenção. O Spotify lançou um novo modelo de negócios revolucionando o mercado de streaming e hoje possui milhares de assinantes ao redor do mundo, isto configura uma inovação, gerou resultados reais.

Pois bem, até aqui entendemos em que âmbitos a inovação acontece, suas possíveis dimensões e o que a diferencia de invenção, mas então como uma empresa pode começar a inovar quando não se sabe exatamente por onde começar?

Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado para facilitar este processo aos que estão nos primeiros passos, como por exemplo o SPRINT, canvas de modelagem de negócios, processos, produtos... O importante é identificar ao menos em quê se deseja inovar para assim determinar um Start, e a partir disso definir quais ferramentas melhor se encaixam ao contexto.

Há também o caso dos que querem inovar, mas não sabem nem em quê e nem como, neste caso é importante estudar também ferramentas que auxiliam no processo de geração de ideias ou identificação de problemas, para aí definir o Start que comentamos anteriormente, ou mesmo contratar consultorias especializadas em aplicar tais metodologias.

TIPS:

1- Inovação é algo novo ou significativamente melhorado que esteja relacionado a: Produto, bens ou serviços, organização, marketing ou processo.

2- A diferença entre inovação e invenção é que a primeira gera resultados econômicos ou financeiros.

3- Para inovar identifique seu Start e qual ferramenta melhor se adapta à situação.


157 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page